Document details

O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso

Author(s): Dias, Cristina ; Santos, Carla

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação estatística; Literacia estatística; Formação inicial e contínua; Comunicação estatística


Description

Com este estudo procurou-se, essencialmente, averiguar qual a experiência dos professores no que respeita ao ensino da estatística e ao conhecimento/desenvolvimento dos conteúdos de Estatística em sala de aula, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores em ensinar os temas de Estatística bem como estudar em que medida estes profissionais procuram atualizar-se em termos de formação na área de Matemática/Estatística. Em termos metodológicos adotou-se uma abordagem mista, de tipo descritivo, usando-se um questionário com 20 perguntas como instrumento de recolha de dados. Os resultados do questionário realizado com uma amostra de 130 professores, revelaram uma escassa formação em Estatística, verificando-se que grande parte dos inquiridos não teve qualquer tipo de contato com a Estatística, quer seja durante a sua formação inicial quer seja após a mesma. Não obstante esta lacuna na formação dos professores, deparamo-nos com evidências de falta de investimentos em formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística no Ensino Básico e Secundário.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents