Autor(es):
Moura, Ticiane Pedrosa de ; Costa, Renata Cavalcanti Machado ; Damasceno, Ticiana Campos ; Nuto, Sharmênia de Araújo Soares ; Pequeno, Lucianna Leite
Data: 2013
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Programas nacionais de saúde. Avaliação de programas e projetos de saúde. Serviços de integração docente-assistencial.
Descrição
Esta pesquisa objetiva analisar a percepcao que gestores e profissionais da saude tem acerca da inserção de alunos do PRO-Saude e PET-Saude da Universidade de Fortaleza no Centro de Saude da Familia Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, localizado em Fortaleza-CE. Realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 16 profissionais. Por meio da analise de conteudo identificaram-se 4 categorias: conhecimento sobre os projetos e seus objetivos; processo de insercao dos alunos na unidade de saude e na comunidade; beneficios dos projetos: realidade ou utopia; o que precisa ser aprimorado. Para os resultados das questoes objetivas foram calculadas as freqüências simples e percentuais. A Avaliacao sobre a implantação das acoes desenvolvidas pelos projetos PRO-Saude e PET-Saude, respectivamente, foram 3 (18,8%) e 6 (37,5%) excelente, 9 (56,3%) e 8 (50%) bom e 4 (25%) e 2 (12,5%) indiferente. Conclui-se que os projetos contribuiram para um bom funcionamento da unidade de saude, havendo a qualificacao dos profissionais, alem da adequacao das diretrizes curriculares nacionais e do fortalecimento da atuacao em saude coletiva, mas e necessaria uma maior divulgação das atividades desenvolvidas.