Detalhes do Documento

Acceptance of the use of active methodologies during training sessions in the SUS by undergraduate and graduate Dental students

Autor(es): Carvalho, Wellington Mendes ; Cawahisa, Patrícia Tiemi ; Scheibel, Paula Cabrini ; Botelho, Juliana Nunes ; Terada, Raquel Sano Suga ; Rocha, Najara Barbosa da ; Lolli, Luiz Fernando ; Fujimaki, Mitsue

Data: 2016

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Dentistry. Problem-Based Learning. Higher Education.; Odontologia. Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Superior.


Descrição

The aim of the study was to evaluate the acceptance of the use of active teaching-learning methodologies during training sessions in the SUS (Brazilian National Health System) with quantitative and qualitative data analyses. Thirty undergraduate and 10 graduate students answered a questionnaire after their participation in activities using the methodology. The data showed that 67% of undergraduate and 70% of graduate students had never experienced active teaching-learning methodologies. Moreover, the students showed great satisfaction with the new method that was totally approved. The active methodologies were shown to be a feasible didactic and pedagogical alternative with acceptance among undergraduate and graduate students, in accordance with the National Guidelines for Dentistry Course Curricula in Brazil.

O objetivo do estudo foi avaliar a aceitação da utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos estágios no SUS (Sistema Único de Saúde) por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia. Foi realizada uma pesquisa de opinião, com análise de dados de forma quanti-qualitativa. Para tanto, 30 estudantes de graduação e 10 de pós-graduação responderam a um questionário semiestruturado contendo perguntas relativas às suas experiências com esta metodologia. Os dados revelaram que 67% dos estudantes de graduação e 70% da pós-graduação nunca haviam entrado em contato com metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Houve satisfação com a metodologia adotada, aprovada pela totalidade dos alunos. As metodologias ativas mostraram-se como alternativas didático–pedagógicas viáveis, com aceitação entre os estudantes de graduação e pós-graduação, estando em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Odontologia no Brasil.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.