Autor(es): Nascimento, Michele Gomes ; Kosminsky, Maurício ; Cavalcanti, Stefany Soares
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Motivation. Students; dental. Universities.; Motivação. Estudantes de Odontologia. Universidade.
Autor(es): Nascimento, Michele Gomes ; Kosminsky, Maurício ; Cavalcanti, Stefany Soares
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Motivation. Students; dental. Universities.; Motivação. Estudantes de Odontologia. Universidade.
Demotivation at university has been associated with unsatisfactory academic performance and inadequate psychological adjustment to life in the university context. Research on motivation as a dependent variable in dentistry education is scarce, and suggests that learning environment plays an important role in fostering motivation, although it is related to the intrinsic and extrinsic motives of each person. The aim of the present study was to evaluate the perception of Dentistry students on factors related to the lack of motivation in the University. Two focus group interviews were conducted with graduating dentists from School of Dentistry (Campus Camaragibe/UPE). The discussions were recorded and transcribed, reproducing the participants perspectives, with subsequent thematic analysis. According to the results, there were preponderance of negative reports, mainly referring to the behavior and method of teaching adopted by some teachers, dissatisfaction with the physical structure and the curricular matrix of the course.
A desmotivação na universidade tem sido associada ao desempenho acadêmico insatisfatório e inadequado ajuste psicológico à vida no contexto universitário. As pesquisas sobre motivação como uma variável dependente na educação em Odontologia são escassas, e sugerem que o ambiente de aprendizagem desempenha um importante papel em fomentar a motivação, não obstante esteja relacionada a motivos intrínsecos e extrínsecos de cada pessoa. O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção de estudantes de Odontologia sobre os fatores relacionados à falta de motivação na Universidade. Foram realizadas duas entrevistas de grupos focais com estudantes concluintes de odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (Campus Camaragibe/UPE). As discussões foram gravadas e transcritas, reproduzindo as perspectivas dos participantes, com posterior análise temática. De acordo com os resultados, houve preponderância de relatos negativos, principalmente referentes ao comportamento e ao método de ensino adotado por alguns professores, insatisfação com a estrutura física e com a matriz curricular do curso.