Autor(es): Nascimento, Francisco Jeovane do ; Castro, Eliziane Rocha ; Araújo, Regiane Rodrigues ; Lima, Ivoneide Pinheiro de
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Autor(es): Nascimento, Francisco Jeovane do ; Castro, Eliziane Rocha ; Araújo, Regiane Rodrigues ; Lima, Ivoneide Pinheiro de
Data: 2019
Origem: Oasisbr
O estudo consiste em analisar as condições de trabalho dos professores de Matemática iniciantes, que vivenciaram a experiência do PIBID na formação inicial, e suas implicações no processo de desenvolvimento profissional dos mesmos. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, materializada através de um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista. Concluiu-se que as condições de trabalho propiciadas aos professores iniciantes não contribuem com um exercício qualificado da docência, representando um entrave ao desenvolvimento profissional. Ressalta-se, que embora as condições de trabalho sejam inadequadas, os jovens professores almejam a continuidade formativa.