Autor(es): Santos, Leonor ; Serrazina, Lurdes ; Martinho, Maria Helena
Data: 2022
Origem: Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática
Assunto(s): Artigos
Autor(es): Santos, Leonor ; Serrazina, Lurdes ; Martinho, Maria Helena
Data: 2022
Origem: Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática
Assunto(s): Artigos
O presente artigo tem por objetivo analisar os 95 artigos publicados na revista Quadrante, ao longo dos seus 30 anos, sobre o professor que ensina Matemática. A análise documental efetuada usa três domínios de análise: o conhecimento profissional do professor que ensina Matemática, a sua prática profissional, e o seu desenvolvimento profissional. Os artigos sobre o conhecimento profissional do professor começam por dar maior destaque às conceções, para passarem às outras componentes do conhecimento profissional. Contudo, são as práticas letivas que têm vindo a ser objeto de maior atenção dos educadores matemáticos que publicam nesta revista. São usadas diversas dimensões para as estudar, procurando-se abarcar de forma abrangente a complexidade da sala de aula. A formação contínua é a mais estudada de entre os contextos de desenvolvimento profissional do professor, muito embora sejam também considerados a formação inicial e contextos não formais. Surgem, ainda, na última década, os estudos de aula como um contexto favorável ao desenvolvimento profissional do professor, quer quanto ao seu conhecimento profissional, quer quanto à renovação de práticas letivas. Estudos que envolvam educadores de infância, bem como a sustentabilidade do desenvolvimento profissional são áreas a merecer maior atenção no futuro.
This article aimed to analyse the 95 articles published in Quadrante over the last 30 years about the teacher who teaches Mathematics. The document analysis performed used three domains of analysis: the professional knowledge of the teacher who teaches Mathematics, their professional practice, and their professional development. Quadrante articles discussing teacher's professional knowledge emphasize conceptions, then moving on to the other components of professional knowledge. However, it is the teaching practices that have been receiving more attention from the math educators who publish in this journal. Different dimensions are used to study them, seeking to comprehensively encompass the complexity of the classroom. In-service teacher education is the most studied among the contexts of teacher’s professional development, although both pre-service education and non-formal contexts are also considered. In the last decade, lesson study emerged as a relevant context for the professional development of teachers, both in terms of their professional knowledge and the innovation of teaching practices. Studies involving early childhood educators, as well as the sustainability of professional development are areas deserving greater attention in the future.