Author(s): Oliveira, Hélia ; Mendes, Fátima ; Henriques, Ana
Date: 2022
Origin: Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática
Subject(s): Artigos
Author(s): Oliveira, Hélia ; Mendes, Fátima ; Henriques, Ana
Date: 2022
Origin: Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática
Subject(s): Artigos
O presente artigo consiste na revisão sistemática da investigação publicada na revista Quadrante, de 1992 a 2021, incidindo no ensino e aprendizagem de quatro grandes temas: números, geometria e medida, álgebra, funções e cálculo, e probabilidades e estatística. Foram selecionados 85 artigos, de natureza teórica ou empírica, onde se procurou identificar e discutir a incidência e os principais resultados da investigação publicada na revista em torno do ensino e aprendizagem dos temas matemáticos referidos. Da análise realizada verifica-se que existe um equilíbrio no número de artigos publicados em cada tema e identificam-se tópicos que carecem de maior atenção por parte dos investigadores. Salienta-se, da investigação publicada na Quadrante, a forte incidência de estudos que são sustentados por intervenções em sala de aula, com destaque para o importante papel das tarefas matemáticas na aprendizagem, assim como, em vários estudos, da tecnologia digital, frequentemente assentes numa perspetiva dialógica de ensino e aprendizagem. No entanto, evidencia-se a necessidade de investigação que melhor especifique a contribuição de tais aspetos para a aprendizagem dos temas em causa e a realização de estudos longitudinais.
This article is a systematic review of research published in Quadrante, from 1992 to 2021, focusing on the teaching and learning of four major topics: numbers, geometry and measurement, algebra, functions and calculus, and probability and statistics. Eighty-five articles were selected, of theoretical or empirical nature, from which we sought to identify and discuss the incidence and main results of the research published in the journal on the teaching and learning of the mentioned mathematical themes. From the analysis carried out, it appears that there is a balance in the number of articles published in each theme and the topics that need more attention from the researchers are identified. The research published in Quadrante highlights the strong incidence of studies that are supported by interventions in the classroom, with emphasis on the important role of mathematical tasks in learning, as well as, in several studies, of digital technology, often informed by a dialogical perspective on teaching and learning. However, there is a need of conducting further research to identify the contribution of such aspects to the learning of mathematical topics and also of developing longitudinal studies.