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Autoeficácia docente e indisciplina: Perceções de professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Castro Silva, José ; Madeira, Adriana ; Ferreira, Nádia

Data: 2024

Origem: Revista Portuguesa de Educação

Assunto(s): Artigos


Descrição

Um clima escolar positivo prediz positivamente a autoeficácia dos professores. Este artigo reporta os resultados de um estudo que explorou as relações entre as crenças de autoeficácia de professores portugueses para gerir a indisciplina em sala aula, o clima escolar e clima de sala de aula. Participaram 400 professores do 3.º ciclo do ensino básico, os quais responderam a três questionários que avaliam as suas crenças de autoeficácia sobre gestão de sala de aula, clima escolar e clima de sala de aula. A análise de dados, baseada em medidas de estatística inferencial, revela que os professores, de modo geral, possuem crenças de autoeficácia elevadas na gestão da indisciplina. Conclui-se, ainda, que os professores com maior tempo de serviço docente, maior tempo de serviço na mesma escola e que receberam formação para gerir a indisciplina detêm crenças de autoeficácia sobre gestão da indisciplina mais elevadas. Por último, professores que percecionam o clima escolar e clima de sala de aula como sendo mais positivo apresentam níveis mais elevados de autoeficácia na gestão da indisciplina. Os resultados obtidos permitem confirmar a importância do clima escolar e de sala de aula, inferindo-se que a perceção de eficácia docente é influenciada pelo clima das organizações escolares onde os professores exercem a sua profissão. Com base nos resultados mais significativos são discutidas as implicações para a formação inicial e contínua de professores.

A positive school climate positively predicts teacher self-efficacy. This paper reports the results of a study that explored the relationship between Portuguese teachers' self-efficacy beliefs for managing classroom indiscipline, school climate, and classroom climate. 400 primary school teachers took part and answered three questionnaires assessing their self-efficacy beliefs about classroom management, school and classroom climate. The data analysis, based on inferential statistical measures, reveals that teachers generally have high self-efficacy beliefs in managing indiscipline. It is also concluded that more experienced teachers, who have been teaching the longest at the same school and who have received training in managing indiscipline, have higher self-efficacy beliefs in managing indiscipline. Finally, teachers who perceive the school climate and classroom climate as more positive show higher levels of self-efficacy in managing indiscipline. The results obtained confirm the importance of the school and classroom climate, inferring that perceptions of teacher efficacy are influenced by the climate of the school organisations where teachers work. Based on the most significant results, the implications for initial and ongoing teacher training are discussed.

Un clima escolar positivo predice positivamente la autoeficacia docente. Este artículo presenta los resultados de un estudio que exploró la relación entre las creencias de autoeficacia de los profesores portugueses para gestionar la indisciplina en el aula, el clima escolar y el clima del aula. Participaron 400 profesores de primaria, que respondieron a tres cuestionarios en los que se evaluaban sus creencias de autoeficacia para la gestión de la indisciplina en el aula, el clima escolar y el clima del aula. El análisis de los datos, basado en medidas estadísticas inferenciales, revela que, en general, los profesores tienen altas creencias de autoeficacia para gestionar la indisciplina. También se concluye que los profesores con mayor antigüedad docente, mayor antigüedad en el mismo centro y que han recibido formación en gestión de la indisciplina tienen mayores creencias de autoeficacia en la gestión de la indisciplina. Por último, los profesores que perciben el clima escolar y el clima de aula como más positivos tienen mayores niveles de autoeficacia en la gestión de la indisciplina. Los resultados obtenidos confirman la importancia del clima escolar y de aula, infiriendo que las percepciones de eficacia docente están influidas por el clima de las organizaciones escolares donde trabajan los profesores. A partir de los resultados más significativos, se discuten las implicaciones para la formación inicial y permanente del profesorado.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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