Descrição
Contexto: No século XIX assistimos à modernização hospitalar, à afirmação da ciência médica, e ao desenvolvimento exponencial da atividade dos enfermeiros. Objetivo: Contribuir para o conhecimento dos enfermeiros, em Portugal, no século de Nightingale. Metodologia: Histórica com análise e explicação de um passado acedido através do exame das suas marcas e da sua representação mental. Considerando não uma simples narrativa, mas uma descrição, tanto quanto possível explicativa. Resultados: Transformação ao longo de todo o século, da atividade dos enfermeiros, visível no espaço conquistado nas estruturas hospitalares, na criação do ensino, num movimento lento em direção à plena profissionalização. Conclusão: No século de Nightingale, um contínuo de profissionalização e disciplinar dos saberes, que está na origem da enfermagem como profissão e disciplina de conhecimento.
Context: In the 19th century, we witnessed hospital modernization, the affirmation of medical science, and the exponential development of nurses’ activities. Objective: To know the activity of nurses in the Nightingale century. Methodology: Historical with analysis and explanation of a past accessed through the examination of its marks and mental representation. Considering not a simple narrative, but a description, as much as possible explanatory. Results: Transformation throughout the century, of the activity of nurses, visible in the space conquered in hospital structures, in the creation of teaching, in a slow movement towards full professionalization. Conclusion: In the Nightingale century, a continuation of professionalization and disciplinary knowledge, which is the origin of nursing as a profession and knowledge discipline.
Contexto: En el siglo XIX se asiste a la modernización hospitalaria, la afirmación de la ciencia médica y el desarrollo exponencial de la actividad enfermera. Objetivo: Conocer la actividad de las enfermeras en el siglo Nightingale. Metodología: Histórica con análisis y explicación de un pasado al que se accede mediante el examen de sus marcas y representación mental. No se considera una simple narración, sino una descripción lo más explicativa posible. Resultados: A lo largo del siglo se produjo una transformación de la actividad enfermera, visible en el espacio de las estructuras hospitalarias, la creación de la docencia y en un lento movimiento hacia la plena profesionalización. Conclusión: En el siglo de Nightingale, se inicia una continua profesionalización y disciplina de saberes, que es el origen de la enfermería como profesión y disciplina del conocimiento.