Author(s): Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira ; Paiva-Santos, Filipe Manuel
Date: 2023
Origin: Revista de Enfermagem Referência
Subject(s): Research Articles
Author(s): Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira ; Paiva-Santos, Filipe Manuel
Date: 2023
Origin: Revista de Enfermagem Referência
Subject(s): Research Articles
Enquadramento: A comunicação dos enfermeiros na reunião de passagem de turno é um processo de partilha de informação/relação e transferência de responsabilidade pelo doente, com linguagem verbal e não verbal, vital à qualidade dos cuidados. Objetivo: Analisar conceções de enfermeiros sobre a comunicação nas suas reuniões de passagem de turno. Metodologia: Estudo qualitativo descritivo, com amostra acidental de conveniência de 32 enfermeiros, de diferentes serviços, selecionados numa instituição de ensino superior quando frequentavam Pós-Licenciaturas e Mestrados em Enfermagem. Realizada entrevista e análise de conteúdo. Resultados: Evidenciam-se mais barreiras à comunicação eficaz na passagem de turno dos enfermeiros(interrupções frequentes, desinteresse e pressa de ir embora), do que elementos eficazes (transmitir a totalidade da informação pretendida). Consideram que uma comunicação eficaz deveria ser objetiva, breve, completa, sistematizada e permitir receber versus transmitir no início e no final de um turno, respetivamente, um conjunto de informação relevante. Conclusão: Os enfermeiros julgam necessário melhorar a comunicação nas suas reuniões de passagem de turno, destacando medidas como a formação em serviço sobre a temática.
Background: Nurses’ communication in shift handover meetings is described as a process of information sharing/relationship and patient handover using verbal and non-verbal language. It is considered vital for the quality of care. Objective: To examine nurses’ conceptions of communication in shift handover meetings. Methodology: This qualitative descriptive study uses interviews and content analysis with a convenience sample of 32 nurses from different health services, units, and departments. The participants were selected from a higher education institution, where they were attending Postgraduate and Master’s degrees in Nursing. Results: Nurses point out more barriers to communication in shift handover meetings (such as frequent interruptions and professionals’ lack of interest and hurry to leave) than elements of effectiveness (the transmission of all intended information). They consider that effective communication should be objective, brief, complete, and systematic and allow receiving versus transmitting relevant information at the beginning and end of the shift. Conclusion: Nurses believe that communication in shift handover meetings must be improved, high lighting in-service training on this theme as a measure to be adopted, among others.
Marco contextual: La comunicación de los enfermeros en la reunión de cambio de turno es un processo de intercambio de información/relación y transferencia de responsabilidad sobre el paciente, conlenguaje verbal y no verbal, esencial para la calidad de los cuidados. Objetivo: Analizar las concepciones de los enfermeros sobre la comunicación en sus reuniones de cambio de turno. Metodología: Estudio cualitativo descriptivo, con una muestra accidental de conveniencia de 32 enfermeros de diferentes servicios, seleccionados en una institución de enseñanza superior cuando cursaban estudios de posgrado y máster en Enfermería. Se realizaron entrevistas y análisis de contenido. Resultados: Los obstáculos de los enfermeros para una comunicación eficaz en el cambio de turno (interrupciones frecuentes, falta de interés y prisa por marcharse) eran más evidentes que los aspectos eficaces (transmitir toda la información prevista). Consideran que una comunicación eficaz debe ser objetiva, breve, completa, sistemática y permitir recibir frente a transmitir un conjunto de informa ciones relevantes al principio y al final del turno, respectivamente. Conclusión: Los enfermeros creen necesario mejorar la comunicación en sus reuniones de cambio de turno y destacan medidas como la formación continuada sobre este tema.