Description
Enquadramento: A adolescência é um período crucial para a intensificação das relações sociais e o início das primeiras relações de namoro. Período estratégico para a implementação de programas de promoção de relações intimidade saudáveis e prevenção da violência. Objetivo: Avaliar a efetividade do programa promoção de relações de intimidade saudáveis (PRIS), em estudantes do 3º ciclo do ensino básico. Metodologia: Estudo pré-experimental com grupo único, com avaliações pré e pós-intervenção, follow-up após 6 meses. Participaram 109 estudantes do 9.º ano, utilizando-se os questionários Conhecimento da Violência nas Relações de Intimidade (CVRI) e Deteção de Sexismo em Adolescentes (DSA). Resultados: O nível de conhecimentos dos adolescentes sobre violência nas relações de namoro aumentou e manteve-se elevado no follow-up. As adolescentes apresentaram níveis mais elevados, com diferença estatisticamente significativa (p < 0,001). Os valores médios do DSA diminuíram para ambos os sexos após o programa e 6 meses após. Conclusão: A evolução dos conhecimentos VRI e a diminuição das crenças sexistas dos adolescentes indicam que intervenções educativas participativas promovem relacionamentos íntimos saudáveis
Background: Adolescence is a crucial period for the intensification of social relationships and the beginning of the first romantic relationships. It is a strategic period for the implementation of programs that promote healthy intimate relationships and prevent violence. Objective: To evaluate the effectiveness of a program designed to promote healthy intimate relationships among 9th grade students. Methodology: A single-group pre-experimental study with pre- and post-intervention assessments and a 6-month follow-up. The sample consisted of 109 students in 9th grade. The Knowledge of Intimate Partner Violence (CVRI) and the Detection of Sexism in Adolescents (DSA) scales were used. Results: Adolescents’ knowledge of intimate partner violence increased and remained high at follow-up. Female adolescents showed higher levels of knowledge, with a statistically significant difference (p < 0.001). Mean DSA scores d creased for both genders after the program and 6 months later. Conclusion: The improvement in the knowledge about intimate partner violence and the decrease in sexist beliefs among adolescents indicate that participatory educational interventions promote healthy intimate relationships.
Marco contextual: La adolescencia es un periodo crucial en el que se intensifican las relaciones sociales y comienzan las primeras relaciones de noviazgo. Es un periodo estratégico para poner en marcha programas que promuevan relaciones íntimas sanas y prevengan la violencia. Objetivo: Evaluación de la eficacia del programa de promoción de relaciones íntimas saludables (PRIS) en alumnos de 3.º ciclo de educación básica. Metodología: Estudio preexperimental con un solo grupo, con evaluaciones antes y después de la intervención y seguimiento al cabo de 6 meses. Participaron 109 alumnos de 9.º curso y utilizaron los cuestionarios Conocimiento de la Violencia en las Relaciones Íntimas (CVRI) y Detección del Sexismo en Adolescentes (DSA). Resultados: El nivel de conocimiento de los adolescentes sobre la violencia en las relaciones de noviazgo aumentó y se mantuvo alto en el seguimiento. Las adolescentes tenían niveles más altos, con una diferencia estadísticamente significativa (p < 0,001). Los valores medios de DSA disminuyeron para ambos sexos después del programa y 6 meses después del programa. Conclusión: La evolución de los conocimientos sobre VRI y la disminución de las creencias sexistas de los adolescentes indican que las intervenciones educativas participativas promueven relaciones íntimas saludables.