Document details

A influência dos pais na iniciação e manutenção da prática desportiva de crianças e jovens segundo a perspetiva dos treinadores

Author(s): Pereira, Ana ; Morais, Gonçalo ; Paixão, Vitor ; Fonseca, Teresa ; Fernandes, Hélder Miguel

Date: 2025

Origin: Motricidade

Subject(s): Original Article


Description

Os principais objetivos deste estudo são conhecer e comparar a influência parental na iniciação e manutenção da prática desportiva de diferentes desportos (atletismo, karaté, basquetebol, voleibol, futebol), de acordo com a perceção de treinadores de crianças e jovens. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os participantes deste estudo foram cinco treinadores (um do sexo feminino e quatro do sexo masculino) com idades entre 27 e 67 anos e com certificação de treinador de nível 2 a 4. Os principais resultados estão divididos em quatro dimensões (social, económica, psicológica, pedagógica). A socialização está presente em todos os desportos abordados. O estatuto socioeconómico dos pais é influenciador nos desportos individuais. Os pais influenciam na iniciação e manutenção da prática desportiva, sendo os principais informadores de dificuldades dos atletas, ou, os pais podem ser influenciadores negativos quando procuram tornar os seus filhos atletas de rendimento, alterando assim o seu estado psicológico. Os desportos coletivos possuem intervenções pedagógicas com regras importantes, sendo os pais muitas vezes uma barreira na aplicação das mesmas.

The main objectives of this study are to determine the parental influences on the adherence and maintenance of different sports participation (athletics, karate, basketball, volleyball, football), according to the perception of coaches of children and Young people. Data collection was carried out through semi-structured interviews. Participants were five coaches (one female and four male) aged between 27 and 67 years old and with sports degrees between level 2 and level 4. The main results are divided into four dimensions (social, economic, psychological, pedagogical). Socialization is present in all the sports covered. The parents’ socioeconomic status is an influence on individual sports. Parents influence the initiation and maintenance of sports practice, being the main informants of athletes’ difficulties, or parents can be negative influencers trying to make their children performance athletes by changing their psychological state. Team sports have pedagogical interventions with important rules, and parents are often a barrier in their application.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents