Document details

Transformações e tendências do ensino-aprendizagem na era do digital: alguns passos para uma arqueologia de um novo saber-poder

Author(s): Lima Santos, Nelson ; Gomes, Inês

Date: 2012

Origin: Revista Antropológicas

Subject(s): Artigo de fundo


Description

O objectivo do presente trabalho é o de organizar e de partilhar algumas reflexões de cariz psicológico e, até, epistemológico, que possam contribuir para fundar novas práticas – leia-se, novos modos-de-fazer e de poder-saber –, promotoras da renovação e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, no quadro dos desafios e oportunidades, mas também dificuldades e ameaças, proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento e, muito particularmente, pelo e-learning.

The present article analyses and discusses some psychological and epistemological assumptions underlying Information and Communication Technologies, in general, and elearning, in particular, discussing the opportunities and challenges as well as difficulties and threats of these instruments, with regard to educational and pedagogical practices, in order to offer new forms of action and interaction in teaching and learning processes, to enhance literacy, and to promote learners empowerment.

O objectivo do presente trabalho é o de organizar e de partilhar algumas reflexões de cariz psicológico e, até, epistemológico, que possam contribuir para fundar novas práticas – leia-se, novos modos-de-fazer e de poder-saber –, promotoras da renovação e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, no quadro dos desafios e oportunidades, mas também dificuldades e ameaças, proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento e, muito particularmente, pelo e-learning.

The present article analyses and discusses some psychological and epistemological assumptions underlying Information and Communication Technologies, in general, and elearning, in particular, discussing the opportunities and challenges as well as difficulties and threats of these instruments, with regard to educational and pedagogical practices, in order to offer new forms of action and interaction in teaching and learning processes, to enhance literacy, and to promote learners empowerment.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents