Autor(es): Lima Santos, Nelson ; Gomes, Inês
Data: 2012
Origem: Revista Antropológicas
Assunto(s): Artigo de fundo
Autor(es): Lima Santos, Nelson ; Gomes, Inês
Data: 2012
Origem: Revista Antropológicas
Assunto(s): Artigo de fundo
O objectivo do presente trabalho é o de organizar e de partilhar algumas reflexões de cariz psicológico e, até, epistemológico, que possam contribuir para fundar novas práticas – leia-se, novos modos-de-fazer e de poder-saber –, promotoras da renovação e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, no quadro dos desafios e oportunidades, mas também dificuldades e ameaças, proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento e, muito particularmente, pelo e-learning.
The present article analyses and discusses some psychological and epistemological assumptions underlying Information and Communication Technologies, in general, and elearning, in particular, discussing the opportunities and challenges as well as difficulties and threats of these instruments, with regard to educational and pedagogical practices, in order to offer new forms of action and interaction in teaching and learning processes, to enhance literacy, and to promote learners empowerment.
O objectivo do presente trabalho é o de organizar e de partilhar algumas reflexões de cariz psicológico e, até, epistemológico, que possam contribuir para fundar novas práticas – leia-se, novos modos-de-fazer e de poder-saber –, promotoras da renovação e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, no quadro dos desafios e oportunidades, mas também dificuldades e ameaças, proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento e, muito particularmente, pelo e-learning.
The present article analyses and discusses some psychological and epistemological assumptions underlying Information and Communication Technologies, in general, and elearning, in particular, discussing the opportunities and challenges as well as difficulties and threats of these instruments, with regard to educational and pedagogical practices, in order to offer new forms of action and interaction in teaching and learning processes, to enhance literacy, and to promote learners empowerment.