Detalhes do Documento

Professores como fontes de motivação dos alunos: o quê e o porquê da aprendizagem do aluno

Autor(es): Lens, Willy ; Matos, Lennia ; Vansteenkiste, Maarten

Data: 2008

Origem: Oasisbr


Descrição

Nesse artigo, discutiremos como os professores em suas aulas e os diretores, orientadores educacionais, entre outros profissionais atuantes no nível escolar, podem aumentar a quantidade e a qualidade da motivação dos alunos, influindo naquilo para que os alunos estão motivados (ou seja, a realização dos seus objetivos acadêmicos) e as razões porque eles se empenham para alcançar esses objetivos. Baseados na Teoria do objetivo da realização (Achievement Goal Theory) e na Teoria de autodeterminação (Selfdetermination theory), discutiremos essas diferenças qualitativas na motivação dos alunos e tentaremos explicar porque os professores deveriam criar um ambiente de aprendizagem que promovesse esses tipos mais eficazes de motivação. Descritores – Motivação discente; teoria da realização; teoria da autodeterminação.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.