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Educational activity on autism spectrum disorder in quilombola: an experience report

Autor(es): Nepomuceno, Samara ; Paiva, Jocilene ; Rouberte, Emilia ; Rolim, Isaura ; Vasconcelos, Patrícia ; Grimaldi, Monaliza ; Costa, Edmara ; Oliveira, Paula ; Pinto, Cristina ; Cantante, Ana ; Mota, Liliana

Data: 2025

Origem: Revista de Investigação & Inovação em Saúde (RIIS)

Assunto(s): transtorno do espectro autista; atenção primária à saúde; educação contínua; quilombolas; autism spectrum disorder; primary health care; continuing education; quilombola communities; trastorno del espectro autista; atención primaria de salud; educación continua; quilombola


Descrição

Background: Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental condition with significant impact on communication, social interaction, and behaviour. Early diagnosis is essential for effective intervention. Community Health Workers, particularly in quilombola communities, play a strategic role in monitoring child development but face important training gaps. Objective: to describe the educational experience of nursing doctoral students in conducting an educational intervention on Autism Spectrum Disorder, aimed at Community Health Workers operating in a quilombola community in Northeastern Brazil. Methodology: experience report developed in July 2024, based on the Arc of Maguerez methodology and the principles of problem-posing pedagogy. The training was structured in four stages and had a total duration of three hours. Results: gaps in participants’ knowledge were identified, while critical reflection and the recognition of contextual knowledge were encouraged. The inclusion of participatory methodologies and digital tools fostered engagement and learning. Conclusion: the activity demonstrated relevant formative potential for both health workers and doctoral students. It highlighted the importance of continuous, context-based, and culturally sensitive educational strategies, aiming to strengthen care provision for vulnerable populations.

Marco contextual: el Trastorno del Espectro Autista es una condición del neurodesarrollo con impacto significativo en la comunicación, la interacción social y el comportamiento. El diagnóstico precoz resulta esencial. Los Agentes Comunitarios de Salud, especialmente en comunidades quilombolas, desempeñan un papel estratégico en la vigilancia del desarrollo infantil, pero enfrentan importantes carencias formativas. Objetivo: describir la experiencia formativa de doctorandas en enfermería en la conducción de una acción educativa sobre el Trastorno del Espectro Autista, dirigida a Agentes Comunitarios de Salud que actúan en una comunidad quilombola del noreste de Brasil. Metodologia: relato de experiencia desarrollado en julio de 2024, basado en el Método del Arco de Maguerez y en los principios de la pedagogía problematizadora. La formación se estructuró en cuatro etapas y tuvo una duración total de tres horas. Resultados: se identificaron debilidades en los conocimientos de los participantes, se promovió la reflexión crítica y se valoraron los saberes contextualizados. La inclusión de metodologías participativas y herramientas digitales favoreció la implicación y el aprendizaje. Conclusión: la acción reveló un potencial formativo relevante, tanto para profesionales como doctorandas. Se evidenció la importancia de estrategias educativas continuas, contextualizadas y culturalmente sensibles, centradas en el fortalecimiento del cuidado en contextos vulnerables.

Enquadramento: a Perturbação do Espectro do Autismo é uma condição do neurodesenvolvimento com impacto significativo na comunicação, interação social e comportamento, sendo o diagnóstico precoce essencial. Agentes Comunitários de Saúde, especialmente em comunidades quilombolas, desempenham um papel estratégico na vigilância do desenvolvimento infantil, mas enfrentam lacunas formativas. Objetivo: descrever a experiência formativa de doutorandas em enfermagem na condução de uma ação educativa sobre a Perturbação do Espectro do Autismo, dirigida a Agentes Comunitários de Saúde que atuam numa comunidade quilombola no Nordeste do Brasil. Metodologia: relato de experiência desenvolvido em julho de 2024, baseado no Método do Arco de Maguerez e nos princípios da pedagogia problematizadora. A formação foi estruturada em quatro etapas e teve duração total de três horas. Resultados: foram identificadas fragilidades no conhecimento dos participantes, promover reflexão crítica e valorizar os saberes contextualizados. A inclusão de metodologias participativas e instrumentos digitais favoreceu o envolvimento e a aprendizagem. Conclusão: a ação revelou potencial formativo relevante, tanto para os profissionais quanto para as doutorandas. Evidenciou-se a importância de estratégias educativas contínuas, contextualizadas e culturalmente sensíveis, com foco nos cuidados prestados a populações vulneráveis.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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