Detalhes do Documento

Validación de curso online sobre seguridad del paciente en atención primaria: estudio metodológico: Validation of an online course on patient safety in primary health care: a methodological study

Autor(es): Paiva, Jocilene ; Freire, Vanessa ; Barros, Lívia ; Oliveira, Andressa ; Vasconcelos, Patrícia ; Pinto , Cristina ; Mota, Liliana ; Costa, Edmara ; Oliveira, Paula

Data: 2025

Origem: Revista de Investigação & Inovação em Saúde (RIIS)

Assunto(s): segurança do paciente; equipe de enfermagem; educação continuada; atenção primária à saúde; patient safety; nursing staff; continuing education; primary health care; seguridad del paciente; equipo de enfermería; educación continua; atención primaria de salud


Descrição

Background: patient safety in Primary Health Care is essential to guarantee the quality of care, yet it is often undervalued. Continuous professional training, mediated by educational technologies, constitutes an effective strategy for risk reduction and the promotion of safe practices. Objectives: to develop and validate an online course on patient safety, targeting Primary Health Care professionals. Methodology: this was a quantitative methodological study, structured according to an instructional model comprising five stages (analysis, design, development, implementation, and evaluation). The course was submitted for validation by a panel of 11 experts with recognized experience in the field. Quantitative data analysis was based on the Content Validity Index, with 0.78 considered the minimum acceptable value. Results: the course, with a total workload of 60 hours and divided into three modules, obtained 100% agreement among the experts on the 14 evaluated criteria. The evaluators' suggestions were integrated, contributing to the improvement of content clarity, usability, and applicability. Conclusion: the course was considered valid, establishing itself as a relevant pedagogical tool for professional training and the reinforcement of patient safety in Primary Health Care.

Marco contextual: la seguridad del paciente en la atención primaria de salud es esencial para garantizar la calidad de la atención, frecuentemente subestimada. La formación profesional continua mediante tecnologías educativas representa una estrategia eficaz para la reducción de riesgos y la promoción de prácticas seguras. Objetivos: desarrollar y validar un curso en línea sobre seguridad del paciente, dirigido a profesionales de la Atención Primaria de Salud. Metodología: estudio metodológico, de enfoque cuantitativo, estructurado según un modelo instruccional de cinco etapas (análisis, diseño, desarrollo, implementación y evaluación). El curso fue sometido a validación por un panel de 11 expertos con experiencia reconocida en el área. El análisis cuantitativo de los datos se realizó con base en el Índice de Validez de Contenido, considerando como valor mínimo aceptable 0,78. Resultados: el curso, con una carga horaria total de 60 horas y dividido en tres módulos, obtuvo un 100% de concordancia entre los expertos en los 14 criterios evaluados. Las sugerencias de los evaluadores fueron integradas, mejorando la claridad, la usabilidad y la aplicabilidad del contenido. Conclusión: el curso fue considerado válido, constituyendo una herramienta pedagógica relevante para la capacitación profesional y el fortalecimiento de la seguridad del paciente en la atención primaria de salud.

Enquadramento: a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde é essencial para garantir a qualidade dos cuidados, sendo frequentemente desvalorizada. A formação profissional contínua, mediada por tecnologias educativas, constitui uma estratégia eficaz para a redução de riscos e promoção de práticas seguras. Objetivos: desenvolver e validar um curso online sobre segurança do paciente, dirigido a profissionais da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: estudo metodológico, de natureza quantitativa, estruturado segundo um modelo instrucional composto por cinco etapas (análise, conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação). O curso foi submetido à validação por um painel de 11 peritos com experiência reconhecida na área. A análise quantitativa dos dados teve por base o Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se como valor mínimo aceitável 0,78. Resultados: o curso, com uma carga horária total de 60 horas e dividido em três módulos, obteve 100% de concordância entre os peritos nos 14 critérios avaliados. As sugestões dos avaliadores foram integradas, contribuindo para a melhoria da clareza, usabilidade e aplicabilidade dos conteúdos. Conclusão: o curso foi considerado válido, configurando-se como uma ferramenta pedagógica relevante para a capacitação profissional e o reforço da segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.