Autor(es):
Ferreira, António ; Brandão, Daniel da Cruz ; Mota Teixeira, Pedro
Data: 2025
Origem: Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
Assunto(s): image; movement; technologies; seminal; animation; imagem; movimento; tecnologias; seminais; animação; Imagen; Movimiento; Tecnologías; Seminales; Animación
Descrição
This paper presents a literature review on seminal technologies that shaped the early development of the moving image, with a focus on animation. While the history of animation is often analysed through the lens of techniques and styles, the underlying technologies have received particularly limited attention. This study, therefore, seeks to clarify the origins of the technologies that had a direct implication in the existence of animation, as well as their interrelationships and impacts on the development of this field. Initially, it explores the emergence of primitive technologies such as the wheel, the magic lantern, optical toys, and animation cameras, which expanded the narrative and visual possibilities of cinema. Subsequently, it examines the impact of electronics, from the first cathode ray tubes (CRTs) to video synthesizers. Finally, it addresses the digital revolution, from the first computers and digital images to 3D polygonal animation, emphasizing the role of computational innovations in transforming contemporary visual language. The study highlights the significance of these pioneering technologies, which enabled the exploration of new forms of artistic expression, establishing animation as a dynamic and interdisciplinary field.
El presente artículo presenta una revisión de la literatura sobre las tecnologías seminales que moldearon el inicio de la imagen en movimiento, con énfasis en la animación. Aunque la historia de la animación se analiza frecuentemente desde la perspectiva de técnicas y estilos, las tecnologías subyacentes han recibido una atención particularmente reducida. Este estudio, por lo tanto, busca clarificar los orígenes de las tecnologías que tuvieron una implicación directa en la existencia de la animación, así como sus interrelaciones e impactos en el desarrollo de este campo. Inicialmente, se explora el surgimiento de tecnologías primitivas, como la rueda, la linterna mágica, los juguetes ópticos y las cámaras de animación, que expandieron las posibilidades narrativas y visuales del cine. A continuación, se analiza el impacto de la electrónica, desde los primeros tubos de rayos catódicos (CRT) hasta los sintetizadores de video. Finalmente, se aborda la revolución digital, desde los primeros ordenadores e imágenes digitales hasta la animación 3D poligonal, destacando el papel de las innovaciones computacionales en la transformación del lenguaje visual contemporáneo. El estudio pretende resaltar la relevancia de estas tecnologías pioneras, que posibilitaron la exploración de nuevas formas de expresión artística, consolidando la animación como un campo dinámico e interdisciplinario.
O presente artigo apresenta uma revisão de literatura sobre as tecnologias seminais que moldaram o início da imagem em movimento, com ênfase na animação. Embora a história da animação seja frequentemente analisada sob a ótica de técnicas e estilos, as tecnologias subjacentes têm recebido atenção particularmente reduzida. Este estudo, portanto, procura clarificar as origens das tecnologias que tiveram implicação direta na existência da animação, bem como as suas inter-relações e impactos no desenvolvimento deste campo. Inicialmente, explora-se o surgimento de tecnologias primitivas, como a roda, a lanterna mágica, os brinquedos óticos e as câmaras de animação, que expandiram as possibilidades narrativas e visuais do cinema. Em seguida, analisa-se o impacto da eletrónica, desde os primeiros tubos de raios catódicos (CRT) até os sintetizadores de vídeo. Por fim, aborda-se a revolução digital, desde os primeiros computadores e imagens digitais até à animação 3D poligonal, evidenciando o papel das inovações computacionais na transformação da linguagem visual contemporânea. O estudo pretende destacar a relevância dessas tecnologias pioneiras, que possibilitaram a exploração de novas formas de expressão artística, consolidando a animação como um campo dinâmico e interdisciplinar.