Author(s):
Osório, Amanda Christina Monteiro ; Flores, Liziane ; Marin, Lilian ; Zanini, Sheila Cristina Cecagno ; Leguisamo, Camila Pereira
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Marca; mudança de marca; telecomunicações; rebranding; alteração de marca.
Description
Introdução: A cirurgia de revascularização do miocárdio tem o intuito de melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde, além de promover o alívio dos sintomas relacionados a cardiopatia e ainda aumentar a sobrevida. Objetivo: Neste estudo, objetivou-se avaliar a qualidade de vida no pré e pós-operatório de cardiopatas submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio, relacionando-a com a idade, a ansiedade e a dor. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, observacional e transversal descritiva em que se utilizou o questionário MacNew QLMI para avaliar a qualidade de vida, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) para avaliar a ansiedade e a Escala Visual Analógica (EVA) para avaliar a dor. Resultados: Dentre os 06 sujeitos avaliados, 90% eram homens, com média de idade de 70,5 (±8,43) anos. Dos fatores de risco, o mais presente foi a hipertensão arterial sistêmica (100%), seguido do sedentarismo (83%), dislipidemia (50%) e tabagismo (50%). Conclusão: Concluiu-se que a cirurgia de revascularização do miocárdio melhorou a qualidade de vida dos pacientes avaliados e estes mantiveram um nível médio da ansiedade entre o período pré e o pós. No que se refere a dor houve melhora comparando o pós (15º dia) com o pré.