Detalhes do Documento

A Integração da Música Contemporânea no Ensino do Trombone : ‘Resultados Preliminares e Reflexões Pedagógicas’

Autor(es): Pereira, Ricardo

Data: 2025

Origem: Revista Portuguesa de Educação Musical

Assunto(s): Integração pedagógica; música contemporânea; ensino do trombone; Investigação- Ação; criatividade; Pedagogical integration; contemporary music; trombone teaching; Action-Research; creativity


Descrição

This article, part of my doctoral research, explores the integration of contemporary music into trombone teaching in Portugal, focusing on preliminary results and the pedagogical reflections that emerge from this practice. The study adopts an Action-Research methodology, structured in cycles of planning, action, and reflection, to evaluate the impact of this repertoire on students' technical and creative development. Initial data indicate significant resistance due to the lack of accessible repertoire and specialized training among teachers. However, gradual exposure to this musical genre has proven effective in stimulating creativity and promoting new forms of sonic expression. The study highlights the importance of pedagogical strategies that balance tradition and innovation, such as the creation of specific teaching resources, continuous teacher training, and the promotion of collaborations with composers. Pedagogical reflections suggest that contemporary music, when integrated in a structured manner, enriches music education and prepares students for a more diverse and culturally relevant artistic landscape.

Este artigo, no âmbito da minha investigação de doutoramento, explora a integração da música contemporânea no ensino do trombone em Portugal, com foco nos resultados preliminares e nas reflexões pedagógicas que emergem dessa prática. O estudo adota uma metodologia de Investigação-Ação, estruturada em ciclos de planeamento, ação e reflexão, para avaliar o impacto deste repertório no desenvolvimento técnico e criativo dos alunos. Os dados iniciais apontam para uma resistência significativa devido à falta de repertório acessível e formação especializada entre os professores. No entanto, a exposição gradual a este género musical revelou-se eficaz em despertar a criatividade e em promover novas formas de expressão sonora. O estudo destaca a importância de estratégias pedagógicas que equilibrem a tradição e  a inovação, como a criação de recursos didáticos específicos, a formação contínua para docentes e a promoção de colaborações com compositores. As reflexões pedagógicas sugerem que a música contemporânea, quando integrada de forma estruturada, enriquece o ensino musical, preparando os alunos para um panorama artístico mais diversificado e culturalmente relevante.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados