Author(s):
Andrade, António; Universidade Católica Portuguesa ; Lagarto, José; Universidade Católica Portuguesa ; Almeida, José ; Melo, Rodrigo Queiroz e; Universidade Católica Portuguesa
Date: 2024
Origin: Open Books - UCEditora
Subject(s): Educação; Liderança para a Educação Integral (LEI); Tecnologia; Exclusão digital; Escola; TIC; Transformação digital; Tecnologias de informação e comunicação
Description
Uma educação que envolve as múltiplas dimensões da pessoa diz-se integral e tem como fundamento a dignidade de cada um como ser racional, livre, ético e com capacidade de se auto governar. Do ponto de vista organizacional, este estilo de educação depende de uma Liderança para a Educação Integral (LEI), que implique todos na construção deste conceito e sua integração no projeto educativo. Hoje a tecnologia é ubíqua, surgindo uma nova forma de exclusão: a exclusão digital. Esta traduz-se na falta de acesso à informação e às literacias do sec. XXI e tende a estar associada a pobreza, conflitos, carências de saúde e discriminação de várias espécies. Numa escola que serve alunos em contexto de adversidade, as TIC são uma condição de inclusão e um contributo fundamental para a Educação Integral. Este livro é um contributo para ajudar as lideranças escolares a usar as TIC, de forma estratégica, com vista à educação integral. O mundo está em acelerada transformação digital; a escola não pode continuar analógica.