Detalhes do Documento

GEOGRAPHIC ACCESSIBILITY TO HEALTH SERVICES IN THE CASES OF HEMODILYTIC PATIENTS IN MARANHÃO

Autor(es): Muniz, Miller Ferreira ; Aquino Junior , José ; Rodrigues, Zulimar Márita Ribeiro

Data: 2022

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Acessibilidade Geográfica aos Serviços de Saúde; Migração Pendular; Hemodiálise; Geographic Accessibility to Health Services; Pendular Migration; hemodialysis


Descrição

A discussão a partir do contexto da “região” notifica a migração pendular no contexto da saúde pública como determinante no processo saúde-doença. Como objetivo principal, buscou-se destacar a migração pendular a partir da busca pelo serviço de Hemodiálise, e como objetivos secundários, traçar os possíveis perfis de pacientes e caminhos percorridos. Trata-se de um estudo quantitativo, ecológico, com modelo analítico observacional. Assim, estabeleceu-se um estudo indutivo, a partir de uma fonte de dados secundária, com variáveis ​​quantitativas e amostragem aleatória simples. Através do mapeamento dos casos, verifica-se que 17,55% dos pacientes realizaram migração pendular e os da macrorregião de Pinheiro representaram o maior número, com média de 26,08%. Houve predomínio do sexo feminino (54,35%); pardos (76,74%); ensino fundamental incompleto (75. 86%); faixa etária de 5 a 14 anos (41,30%); 6 registraram óbitos e a maior expectativa de vida na faixa de até 250 dias. Houve migração pendular em busca de serviços de hemodiálise no estado do Maranhão e predominância de minorias sociais no perfil dos pacientes. Assim, comprovando a acessibilidade geográfica aos serviços de saúde como determinante relevante na adesão ao tratamento hemodialítico.

A discussão a partir da conjuntura de “região” notifica migração pública pendular no contexto da saúde como determinante no processo saúde-doença. Buscou-se, buscou-se, a partir de evidenciar do serviço do Hemodi, e como objetivos secundários, traçar os possíveis e objetivos de seu objetivo principal, e buscar perfis dos pacientes. Trata-se de um estudo científico, ecológico, de modelo analítico observacional. Assim, um estudo indutivo de dados variáveis ​​com variáveis ​​variáveis ​​e secundárias aleatórias, um estudo indutivo de dados com variáveis ​​variáveis. Através do mapeamento dos casos, constata-se que 17,55% dos pacientes realizaram a migração pendular e os oriundos da macrorregião de Pinheiro representado ou maior, com média de 26,08%. Evidenciou-se predominância do sexo feminino (54,35%); pardos (76,74%); ensino fundamental incompleto (75,86%); faixa etária de 5 a 14 anos (41,30%); 6 óbitos registrados e maior devem ser confirmados de vida na faixa até 250 dias (23,90%). Verificou-se migrações pendulares em busca de serviços hemodialíticos no estado do Maranhão e predominância das sociedades minoritárias nos perfis dos pacientes. Comprovando assim, a acessibilidade geográfica aos serviços de saúde como determinante na adesão ao tratamento hemodialítico.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.