Author(s): Silva, Gabriela Oliveira da
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11422/7525
Origin: Oasisbr
Subject(s): CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA; Música; Serviços; Consumo; Marketing
Author(s): Silva, Gabriela Oliveira da
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11422/7525
Origin: Oasisbr
Subject(s): CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA; Música; Serviços; Consumo; Marketing
Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2018-04-09T12:36:01Z No. of bitstreams: 1 Gsilva2.pdf: 2698886 bytes, checksum: f4c6ff0c1bd7a4c066c63a5d01ad17ee (MD5)
Made available in DSpace on 2019-04-26T21:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gsilva2.pdf: 2698886 bytes, checksum: f4c6ff0c1bd7a4c066c63a5d01ad17ee (MD5) Previous issue date: 2017-12-07
A música faz parte da vida de boa parte dos indivíduos, seja como forma de expressão, manifestação social ou entretenimento, e na última década pudemos observar importantes mudanças na forma de consumi-la. Atualmente, os serviços de música por streaming dominam o setor de distribuição de música digital, sendo responsáveis por mais da metade da receita de música em diversos países, incluindo o Brasil. O baixo custo associado ao fácil acesso a um catálogo diverso de artistas e estilo, torna o modelo atrativo aos olhos dos consumidores. Nesse cenário, encontra-se o TIDAL, novo serviço de streaming, com a proposta de valorizar a música e aproximar artistas e fãs. Com seus conteúdos exclusivos e de som de alta fidelidade, ele briga com concorrentes de peso a fim de conquistar público. A partir disto, buscou-se analisar a percepção de valor por parte dos seus consumidores, de acordo com as propostas da plataforma. Através da análise de entrevistas em profundidade e observacional, obteve-se resultados que mostram que o valor do serviço está diretamente relacionado aos conteúdos exclusivos disponíveis, revelando que o áudio de maior qualidade não influencia na decisão final dos consumidores. Desta maneira, infere-se que, apesar dos diferenciais oferecidos atualmente, falta ao TIDAL benefícios claros e um direcionamento a longo prazo, que incremente seu valor de marca em relação aos concorrentes.