Detalhes do Documento

Telerehabilitation in Children and Adolescents with Cystic Fibrosis - Scoping Review

Autor(es): Ferreira, Mara ; Pessoa, Ezequiel ; Baixinho, Cristina

Data: 2025

Origem: Pensar Enfermagem

Assunto(s): Cystic Fibrosis; Child; Adolescent; Telerehabilitation; Review; nursing trends C19; C19; Fibrose Quística; Criança; Adolescente; Telerreabilitação; Revisão; nursing trends; C19


Descrição

IntroductionCystic Fibrosis (CF) is a chronic, progressive genetic disease that primarily affects the respiratory system (1). Treatment is complex, involving multiple daily care routines and regular rehabilitation interventions (2). However, adherence is often unsatisfactory (2). Recent technological advances have increased accessibility to care and adherence to treatment, although studies on telerehabilitation remain limited and scattered (1). ObjectiveTo identify the rehabilitation interventions mediated by information and communication technologies (ICT) and understand how they are developed in providing care to children and adolescents with CF. MethodsThe review was guided by the steps recommended by the Joanna Briggs Institute (JBI), using the PCC mnemonic (Population – children and adolescents; Concept – ICT-mediated rehabilitation interventions; Context – health care practice environments). The search was conducted in MEDLINE, CINAHL, Scopus, JBI, Web of Science and grey literature. The process of identification and selection of studies was described through a flowchart, according to the PRISMA guidelines. ResultsOf the 425 studies identified, 5 were included: 2 clinical trials, 1 quasi-experimental study, 1 feasibility study, and 1 cross-sectional study. In 3 of the included studies, telerehabilitation programs consisted of home exercise training(1-3), and in 2 of them, the promotion of therapeutic regimen and symptomatic control through teleconsultations or telemonitoring(2,3). The ICT used were web platforms, video game consoles, and telephone. The intervention was monitored via teleconsultation (telephone or web platform) or heart rate monitor(3). ConclusionTelerehabilitation interventions in children and adolescents with CF focus on physical exercise, therapeutic regimen management, and symptom control through web platforms, video game consoles, and telephone. The results provide suggestions for clinical practice, identifying components for structuring telerehabilitation interventions and highlighting gaps in intervention and research in this area.

IntroduçãoA Fibrose Quística (FQ) é uma doença genética crónica e progressiva que afeta principalmente o sistema respiratório (1). O tratamento é complexo, envolvendo múltiplos cuidados diários e intervenções regulares, no âmbito da reabilitação (2). No entanto, a adesão é frequentemente insatisfatória (2). Os recentes avanços tecnológicos aumentaram a acessibilidade aos cuidados e a adesão aos tratamentos, embora os estudos sobre telerreabilitação continuem a ser limitados e dispersos (1). ObjetivoIdentificar as intervenções de reabilitação que são mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e como se desenvolvem na prestação de cuidados a crianças e adolescentes com FQ. Métodos A revisão foi orientada pelas etapas recomendadas pelo Joanna Briggs Institute (JBI), utilizando a mnemónica PCC (População - crianças e adolescentes; Conceito - intervenções de reabilitação mediadas pelas TIC; Contexto - ambientes de prática de cuidados de saúde. A pesquisa foi realizada na MEDLINE, CINAHL, Scopus, JBI, Web of Science e literatura cinzenta. O processo de identificação e seleção dos estudos foi descrito através de um fluxograma, de acordo com as orientações PRISMA. ResultadosDos 425 estudos identificados incluíram-se 5: 2 ensaios clínicos, 1 estudo quasi-experimental, 1 estudo de viabilidade e 1 estudo transversal. Em 3 dos estudos incluídos, os programas de telerreabilitação consistiram em programas de treino de exercício em casa (1-3) e em 2 deles a promoção do regime terapêutico e controlo sintomático associado, sob a forma de teleconsultas ou telemonitorização. TIC utilizadas foram as plataformas Web, videojogos e telefone (2,3). O acompanhamento da intervenção foi realizado através de teleconsulta (telefone ou plataforma web) ou através de um monitor de frequência cardíaca (3). ConclusãoAs intervenções de telerreabilitação em crianças e adolescentes com FQ desenvolvem-se nas áreas do exercício físico, gestão do regime terapêutico e controle de sintomas, através de plataformas web, videojogos games e telefone. Os resultados obtidos permitem-nos apresentar sugestões para prática clínica, identificando componentes para a estruturação de intervenções de telerreabilitação e identificar lacunas na intervenção e investigação nesta área.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.