Autor(es): Hernández, Jimena de Garay ; Uziel, Anna Paula
Data: 2015
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Famílias homoparentais; escola; filhas
Autor(es): Hernández, Jimena de Garay ; Uziel, Anna Paula
Data: 2015
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Famílias homoparentais; escola; filhas
O texto, baseado em pesquisa realizada com filhas de famílias homoparentais, explora os diálogos e tensões que emergem entre os modos de fazer dessas famílias e a escola, entendidas como elementos condensadores de poder e saber que, por sua vez, se constituem e se apresentam de forma plural. O papel da escola na discussão sobre a temática da homoparentalidade tem se mostrado de pouco destaque, o que deixa ver que esse espaço, apesar da sua potência como instrumento, por ser de acesso universal, distribui, mantém e modifica a apropriação dos discursos de forma que se sigam as linhas de poder e saber que são politicamente convenientes para o sistema hegemônico, que continua a perpetuar a ideia da família nuclear e heteronormativa como o único modelo possível e desejável.