Detalhes do Documento

Famílias homoparentais e escola: entre a vigilância e a transformação

Autor(es): Hernández, Jimena de Garay ; Uziel, Anna Paula

Data: 2015

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Famílias homoparentais; escola; filhas


Descrição

O texto, baseado em pesquisa realizada com filhas de famílias homoparentais, explora os diálogos e tensões que emergem entre os modos de fazer dessas famílias e a escola, entendidas como elementos condensadores de poder e saber que, por sua vez, se constituem e se apresentam de forma plural. O papel da escola na discussão sobre a temática da homoparentalidade tem se mostrado de pouco destaque, o que deixa ver que esse espaço, apesar da sua potência como instrumento, por ser de acesso universal, distribui, mantém e modifica a apropriação dos discursos de forma que se sigam as linhas de poder e saber que são politicamente convenientes para o sistema hegemônico, que continua a perpetuar a ideia da família nuclear e heteronormativa como o único modelo possível e desejável.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados