Autor(es):
Rangel, Rosiane Filipin ; Backes, Dirce Stein ; Ilha, Silomar ; Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de ; Martins, Fernanda Demutti Pimpão ; Zamberlan, Claudia
Data: 2017
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Assistência Integral à Saúde; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem; Cuidado Integral
Descrição
Objetivo: compreender o significado de cuidado integral para docentes e discentes de enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados, por meio da técnica de Grupo Focal e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática. Para esse artigo utilizou-se o construto cuidado integral, baseado em autores que discorrem com propriedade sobre a temática Resultados: os discentes percebem o cuidado integral como a interação subjetiva consigo e com o outro respeitando a singularidade humana por meio de uma construção gradual a fim de atender às necessidades aparentes e não aparentes. Conclusão: docentes e discentes referiram que o cuidado integral depende de uma rede de ações e precisa ser instigado desde a formação acadêmica.