Document details

CARGA DE TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE MEDIDA

Author(s): de Brito Filho, Francisco Hercílio ; Maciel, Regina Heloisa Mattei de Oliveira ; Felizardo, Jean Mari

Date: 2017

Origin: Oasisbr

Subject(s): Carga de Trabalho; Docência; Educação Superior; Ergonomia


Description

As vivências de trabalho dos professores, assim como dos trabalhadores em geral, dependem fundamentalmente das relações entre as exigências e as condições de realização do trabalho, denominadas genericamente de carga de trabalho, que é derivada do contexto e das características da organização do trabalho. A avaliação da carga de trabalho permite ampliar o grau de compreensão acerca da percepção das condições do próprio trabalho, dos riscos e dos constrangimentos dele decorrentes. O presente artigo caracteriza-se como um estudo metodológico com o objetivo de construir um instrumento de medida da carga de trabalho de professores de instituições de educação de nível superior. Com a finalidade de atender ao objetivo, a pesquisa utilizou técnicas de observação da atividade docente para a construção do “Questionário da Carga de Trabalho Docente de Nível Superior”, o CATRA-DNS, que, ao final do presente estudo, foi composto por 39 itens, distribuídos em 3 fatores denominados físico, cognitivo e psíquico, tornando-se apto para ser submetido a processo de validação.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents