Author(s):
Ilha, Silomar ; Backes, Dirce Stein ; Santos, Silvana Sidney Costa ; Gautério-Abreu, Daiane Porto ; Zamberlan, Claudia ; Blasi, Tereza Cristina
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Doença de Alzheimer; Apoio Social; Dinâmica não Linear; Pessoal de Saúde; Docentes de Enfermagem.
Description
Objetivo: compreender as relações vivenciadas por um grupo de docentes da área da saúde direcionadas aos familiares/cuidadores de pessoas idosas com doença de Alzheimer. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com cinco docentes participantes de um grupo de apoio desenvolvido em uma instituição universitária. Dados coletados pela técnica de Grupo Focal, submetidos à Análise Focal Estratégica. Resultados: identificaram-se seis categorias: Dificuldade na sensibilização dos participantes acerca da doença de Alzheimer; A interdisciplinaridade nas orientações; Troca de conhecimento; Adquirir/buscar mais conhecimento; Expansão/socialização do conhecimento sobre a doença de Alzheimer: um desafio ainda existente; Ausência de assiduidade: uma ameaça à existência do grupo. Conclusão: a desordem é uma realidade vivenciada pelos docentes no grupo, que se (re)organizam constantemente em busca da melhor forma de orientar e promover cuidados.