Autor(es):
Silva, Luciana Da Conceição ; Duprat, Irena Penha ; Correia, Marinho Da Silva ; Ramalho, Havany Thayany Pereira ; Lima, Josemir De Almeida
Data: 2015
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Satisfação do Paciente; Enfermagem; Humanização da Assistência.
Descrição
Objetivo: analisar a satisfação do paciente oncológico diante da assistência de enfermagem. Métodos: pesquisa descritiva, quantitativa, com 190 pacientes em tratamento quimioterápico ambulatorial no Centro de Alta Complexidade em Oncologia, através de questionário. Resultados: 185 entrevistados (97,4%; IC 95,0% 94,7–99,9) disseram sempre estar satisfeitos com a assistência prestada, no entanto, menos de um terço avaliaram que carisma (34,2%; IC 95,0 % 27,4–39,5), respeito as suas decisões (31,6%; IC 95,0% 24,7–37,4) e comunicação clara (26,3%; IC 20,0–31,1) são fatores decisivos para sua satisfação. Conclusão:o estudo revelou um excelente nível de satisfação dos pacientes diante da assistência de enfermagem, embora alguns fatores considerados, pelos usuários, como determinantes para a identificação deste sentimento, não tenham sido apontados de forma expressiva, justificando a necessidade de uma reflexão crítica, na ótica do profissional, que favoreça a implantação de mudanças e, consequentemente, melhor atendam às expectativas e necessidades do paciente.