Autor(es): Nogueira, Rosiléa Alves ; Oliveira, Jacira dos Santos ; Lopes, Marcos Venícius de Oliveira ; Silva, Raimunda Magalhães da
Data: 2000
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação; Enfermagem; Disciplina.
Autor(es): Nogueira, Rosiléa Alves ; Oliveira, Jacira dos Santos ; Lopes, Marcos Venícius de Oliveira ; Silva, Raimunda Magalhães da
Data: 2000
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação; Enfermagem; Disciplina.
Este estudo exploratório da disciplina “Bases teóricas e metodológicas para a prática de enfermagem” oferecida no 1º semestre do curso de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará objetivou analisar a sua influência para o desenvolvimento do aluno neste curso. Os dados foram coletados a partir dos questionários distribuídos a 28 alunos e às 3 professoras da disciplina. Os resultados mostraram que: os alunos esperavam que a referida disciplina oferecesse uma introdução no curso; a maioria afirmou ter pouca dificuldade para acompanhar a disciplina. Com relação às professoras, suas expectativas e objetivos estavam congruentes com as dos discentes; em relação aos alunos, as expectativas das professoras estavam relacionadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão; as dificuldades encontradas pelas docentes incluíam a valorização de notas altas por parte dos alunos, os mesmos recém ingressos na universidade e a indefinição quanto à escolha profissional. Concluímos que a disciplina estudada representa um suporte teórico valioso para a prática da profissão, a partir do momento em que configura a base para o desenvolvimento do aluno durante o curso, porém acreditamos que a maior interação entre as disciplinas que fazem o primeiro semestre deste curso pode contribuir para alcançar os objetivos almejados por docentes e discentes.