Author(s): Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva ; Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de
Date: 2013
Origin: Oasisbr
Subject(s): Supervisão de Enfermagem; Aprendizagem; Educação em Enfermagem.
Author(s): Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva ; Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de
Date: 2013
Origin: Oasisbr
Subject(s): Supervisão de Enfermagem; Aprendizagem; Educação em Enfermagem.
A presente reflexão enquadra-se na área de Supervisão Clínica em Enfermagem, incidindo nas relações que o estudante desenvolve durante o ensino clínico. Pela evidência, constata-se que, em ensino clínico, o estudante aprende e consolida conteúdos verbais, procedimentais e atitudinais. A relação estabelecida com os pares, os professores e os tutores vai contribuir para a sua identidade profissional. Neste estudo é salientado o importante contributo da supervisão no desenvolvimento de um pensamento reflexivo no estudante de licenciatura em Enfermagem, em Portugal, como promotor de mudança das práticas, assegurando a qualidade e a segurança dos cuidados prestados. São ainda explanadas as características que o tutor deverá apresentar para potenciar o desenvolvimento do estudante, assim como são evidenciadas possíveis soluções para as limitações existentes na realidade dos contextos de ensino clínico