Detalhes do Documento

Plano diretor de atenção primária como estratégia de educação permanente: perspectiva dos facilitadores

Autor(es): Silva, Kênia Lara ; Ribeiro, Helen Cristiny Teodoro Couto ; Pereira, Lizziane D’ávila ; Martins, Bárbara Ribeiro ; Viana, Juliana Alves ; Belga, Stephanie Marques Moura Franco

Data: 2012

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Educação Continuada; Atenção Primária à Saúde; Assistência Integral à Saúde; Prática Profissional.


Descrição

Trata-se de um estudo qualitativo cujo objetivo foi analisar o Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no processo da educação permanente, bem como a formação dos profissionais para atuação como multiplicadores nesse processo. Os dados empíricos foram obtidos de entrevista com 11 enfermeiros que atuaram como facilitadores do Plano Diretor em um município da região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados indicam que a vivência como facilitador permitiu reflexões sobre o processo de trabalho, contribuindo para a incorporação de novas ferramentas na atenção primária. Os participantes relataram as dificuldades enfrentadas na condução do trabalho, bem como lacunas na formação desses profissionais para atuarem na Atenção Primária à Saúde e implementarem processos de educação permanente no cotidiano dos serviços. O Plano Diretor representa importante estratégia de educação permanente com potencial para transformar processos e práticas na atenção primária à saúde.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados