Document details

A enfermagem e o fazer coletivo: acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança

Author(s): Monteiro, Akemi Iwata ; Macedo, Isabelle Pinheiro de ; Santos, Ana Dulce Batista dos ; Araújo, Wanessa Morais de

Date: 2011

Origin: Oasisbr

Subject(s): Assistência Integral à Saúde; Saúde da Criança; Educação em Saúde; Cuidados de Enfermagem; Atenção Primária de Saúde.


Description

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança é o eixo norteador das ações básicas em saúde voltadas ao público infantil, sendo por vezes pautado no modelo biomédico. Tentando mudar essa realidade, é objetivo deste estudo descrever o processo de implantação e desenvolvimento do acompanhamento coletivo do CD das crianças pela enfermagem. Desenvolvido pela metodologia da pesquisa ação em uma Unidade de Saúde da Família, Natal/RN. Envolvendo quatro enfermeiras e 26 cuidadores de crianças, no período de fevereiro a junho de 2010. No diagnostico situacional, evidencia-se a realidade atual deste acompanhamento; no planejamento, a proposta foi apresentada aos profissionais da unidade e discutiu-se o desenvolvimento da estratégia. A implementação compreendeu a descrição do processo do acompanhamento coletivo junto aos cuidadores e enfermeiras, além da avaliação das ações. O grupo educativo proporciona ao enfermeiro uma atuação próxima ao usuário, voltando suas ações as necessidades deste público, tornando-os protagonistas do cuidar.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents