Autor(es):
Araújo, Thiago Moura de ; Vieira, Neiva Francenely Cunha ; Araújo, Márcio Flávio Moura de ; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa
Data: 2010
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Saúde do Adolescente; Conhecimento; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Grupos de Treinamento de Sensibilização; Organizações Não Governamentais.
Descrição
Objetivou-se analisar o conhecimento sobre Aids em grupos de adolescentes de Organizações Sociais Civis (OSC) que adotavam a abordagem grupal, em Fortaleza-Ceará. Acompanhou-se durante três encontros 24 jovens de ambos os sexos, entre 13-24 anos, de dois grupos organizados por OSC. Para a coleta de dados utilizou-se da observação participante e da aplicação de um questionário estruturado. Identificou-se que maioria dos adolescentes tem conhecimento sobre Aids e seus meios de prevenção, contudo ainda há dúvidas em relação à transmissão do HIV. A televisão foi o veículo mais referido (91,6%), seguido pela escola (87,5%) e amigos (75,0%) como fonte de informação sobre Aids. O diálogo com os pais, sobre sexualidade, ocorria em 50,0% dos pesquisados às vezes, em detrimento de 12,5% que dialogavam sempre. Conclui-se que a abordagem grupal é um recurso na educação em saúde de adolescente no contexto da Aids, ao promover o conhecimento com mais dinamismo.