Detalhes do Documento

Cuidado de enfermagem na unidade neonatal: refletindo sobre o ensino-aprendizagem

Autor(es): Oliveira, Márcia Maria Coelho ; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão

Data: 2007

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Cuidados de enfermagem; Recém-nascido; Ensino; Aprendizagem.


Descrição

A busca do saber permite um amadurecimento em níveis distintos, e a aprendizagem na enfermagem percorre seus caminhos por meio de conhecimentos científicos e habilidades técnicas, para melhorar o crescimento profissional. Objetivamos analisar de forma crítica e reflexiva o ensino-aprendizagem dos alunos da Graduação de uma Universidade Pública, durante a prática da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I. Realizamos esse estudo na Unidade Neonatal de uma maternidade pública, em Fortaleza, no período de maio a junho de 2005. Quarenta alunos foram distribuídos em sete grupos nas unidades, para praticarem cuidados de enfermagem ao recém-nascido (RN). Utilizamos a observação participante para avaliação das atividades com enfoque no conhecimento adquirido. Os resultados evidenciaram que a relação enfermeira/aluno é voltada para o desenvolvimento do aluno, que a teoria alia-se à prática, assim como, a insegurança do aluno ao cuidar do RN abre caminhos para a aprendizagem. 

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados