Detalhes do Documento

INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO BRASIL E O QUE DIZEM OS ATORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autor(es): Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho ; Bezerra, Héllyda de Souza ; Carvalho, Yasmin de Medeiros ; da Silva, Letícia Goes ; Souza, Chintia Maria Cibelle de Lima ; Andrade, Fábia Barbosa de

Data: 2018

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Serviços de Integração Docente-Assistencial; Educação Superior; Avaliação; Sistema Único de Saúde; Ensino; Preceptoria


Descrição

Introdução: A interação ensino-serviço-comunidade é um trabalho pactuado e integrado entre a universidade e os serviços de saúde, favorecendo as experiências dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo visa analisar de forma crítica publicações na literatura que realizam avaliações desta interação pelos atores dos cenários de práticas, de forma a revelar contribuições e desafios dessa interação para o ensino, serviço e comunidade, bem como identificar lacunas no conhecimento científico acerca desta temática. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir da busca por artigos publicados entre os anos de 2001 e 2016 em periódicos científicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Resultados: A amostra final constou de 25 publicações. A maioria dos estudos enfatizou contribuições desta interação para a academia como indutor de mudanças no processo formativo e no modelo de atenção. Quanto ao serviço, as contribuições referem-se à melhoria da qualidade e diversificação das práticas nas unidades. As contribuições para a comunidade foram menos abordadas nos estudos e referiu-se principalmente a interação da comunidade com o serviço e fortalecimento de vínculos. Ficou evidente a insuficiência na literatura de avaliações da interação ensino-serviço pelos gestores e usuários. Conclusões: A inserção dos alunos nos campos de práticas é uma experiência desafiadora, sendo fundamental a institucionalização dessa interação. Apesar de existirem resistências e importantes fragilidades a serem superadas, a interação ensino-serviço-comunidade foi avaliada de forma positiva em todos os estudos analisados.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.