Detalhes do Documento

Sociology of education and school knowledge: contributions of postcolonial studies

Autor(es): Santos, Bruno Silva ; Kawakami, Erica Aparecida

Data: 2015

Origem: Oasisbr


Descrição

Since the return of Sociology to school curriculum some questions have been raised around the Sociology situation at school. In addition to pedagogical issues related to the practice of teaching, epistemological issues are being put. Very influenced by postcolonial critique, such issues take upon themselves the fact sociology be a forged academic knowledge in Europe from a local and partial epistéme. Shifting the notion of sociology as a modern science, as such thinks itself as universal knowledge, from such theories is possible to make a series of reflections focused on absences which are produced by the sociological theory and its teaching. The focus of this paper is to contribute to the debate on the sociology of education with a postcolonial and curriculum studies perspective.  The political demands for recognition of the cultural, territorial, and epistemological difference from insurgency groups and social movements have impacted the formulation of curriculum policies in Brazil

Desde o retorno da Sociologia aos currículos escolares, algumas questões vêm sendo suscitadas em torno do ensino de Sociologia na Educação Básica: questões relacionadas à prática pedagógica e de cunho epistemológico. Influenciadas pela crítica pós-colonial, tais questões observam o fato de a Sociologia ser um conhecimento acadêmico forjado na Europa a partir de uma epistéme local e parcial. Deslocando a noção da Sociologia - enquanto ciência moderna que pensa a si mesma como conhecimento universal - é possível levantar uma série de indagações que evidenciem as ausências que têm sido produzidas pela teoria sociológica e pelo seu ensino. O foco deste artigo é contribuir para o exame da relação do ensino de Sociologia com os chamados estudos pós-coloniais, tendo como base o currículo escolar. Considera-se que as demandas políticas por reconhecimento da diferença, em termos culturais, territoriais e epistemológicos, e as insurgências de grupos e movimentos sociais, postas há décadas no Brasil, têm impactado a formulação de políticas públicas, entre as quais, políticas curriculares em Educação.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.