Detalhes do Documento

Concerns of theachers of Physical Education at the beginning of the teaching career

Autor(es): Favatto, Naline Cristina ; Both, Jorge

Data: 2019

Origem: Oasisbr


Descrição

The research analyzed the concerns of Physical Education teachers who were at the beginning of their careers. The descriptive study of qualitative approach had the participation of 16 effective teachers who were between the first and fourth year of teaching in the municipal and state schools of Maringá (Paraná). For data collection, a semi-structured interview was used and the information was analyzed according to the technical of content analysis. The results showed that all groups have concerns with the dimensions with self, task, task impact, social reality of the student, public policies for education and status of the discipline. In addition, it was observed that the restlessness of teachers with one and two years of career presented a more critical and resistant behavior to the norms of the institution, while teachers with three and four years of teaching presented a critical and mature attitude towards the problems of work.

La investigación analizó las preocupaciones de los profesores de Educación Física que estaban al inicio de carrera. El estudio descriptivo de abordaje cualitativo contó con la participación de 16 profesores que estaban entre el 1º y 4º año de docencia en las escuelas municipales y estatales de Maringá (Paraná). Para la recolección de datos se empleó la entrevista semiestructurada y las informaciones fueron analizadas con la técnica de análisis de contenido. Los resultados evidenciaron que todos presentan preocupaciones con las dimensiones consigo, tarea, impacto de la tarea, realidad social del alumno, políticas públicas para la educación y estatus de la disciplina. Además, se observó que los profesores con uno y dos años de carrera presentaban comportamiento más crítico y resistente frente a las normas de la institución, mientras que los docentes con tres y cuatro años de magisterio presentaron postura crítica y madura frente a los problemas del trabajo.

A pesquisa analisou as preocupações dos professores de Educação Física que estavam no início da carreira. O estudo descritivo de abordagem qualitativa contou com a participação de 16 professores efetivos que estavam entre o 1º e 4º ano de docência nas escolas municipais e estaduais de Maringá (Paraná). Para coleta de dados foi empregada a entrevista semiestruturada e as informações foram analisadas conforme a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que todos os grupos apresentam preocupações com as dimensões consigo, tarefa, impacto da tarefa, realidade social do aluno, políticas públicas para a educação e status da disciplina. Além disso, observou-se que as inquietações dos professores com um e dois anos de carreira apresentavam comportamento mais crítico e resistente frente às normas da instituição, enquanto que os docentes com três e quatro anos de magistério apresentaram postura crítica e madura frente aos problemas do trabalho.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.