Author(s):
Casagrande, Jacir Leonir ; Homem, Karini Regina ; Nunes, Nei Antônio ; Corseuil, Louise ; Rodrigues, Joici Lilian
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Conflict Management; Safety; Education; Penitentiary System.; Manejo de Conflictos; Seguridad; Enseño; Régimen Penitenciario.; Gestão de Conflitos; Segurança; Ensino; Sistema Penitenciário.
Description
This article aims to analyze the management of conflicts between tactical and pedagogical agents in a Maximum Security Penitentiary in Santa Catarina. The research uses a qualitative approach and the Discourse Analysis in an interpretative case study. Semi-structured interviews were conducted in mid-2014, with prison officers and teachers. We tried to identify what has motivated conflicts, defined as behavioral and organizational phenomena. The data showed that there is an urgent change of mentality by managers and professionals who develop activities in the Penitentiary, and foster new experience management in prisons.
Este artículo propone analizar el manejo de conflictos entre carceleros y profesores en una prisión de seguridad máxima en el Estado de Santa Catarina. La investigación presenta abordaje cualitativo con Análisis del Discurso en un estudio de caso interpretativo. Fueron realizadas entrevistas semiestructuradas, en mediado de 2014, con carceleros y profesores que desarrollan actividades en la prisión. Fue buscado identificar lo que hay motivado los conflictos, entendidos como fenómenos comportamentales y organizacionales. Los datos muestrearon que es urgente un cambio de mentalidad de los gerentes y de los profesionales que trabajan en la prisión de seguridad, y promover nuevas experiencias de administración en prisiones.
Este artigo se propõe analisar a gestão de conflitos entre agentes táticos e agentes pedagógicos em um Complexo Penitenciário de Segurança Máxima sediado no estado de Santa Catarina. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa com Análise de Discurso em um estudo de caso interpretativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em meados de 2014, com agentes e professores prisionais. Buscou-se identificar o que tem motivado os conflitos, entendidos como fenômenos comportamentais e organizacionais. Os dados mostraram que é premente uma mudança de mentalidade dos gestores e profissionais que desenvolvem atividades no Complexo Penitenciário, e fomentar novas experiências de gestão em presídios.