Detalhes do Documento

Compostagem doméstica em Educação Ambiental: potencial de uma abordagem holística

Autor(es): Carvalho, Sara ; Lima, Nelson

Data: 2010

Origem: Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos


Descrição

Tomando como objecto de estudo projectos de Compostagem Doméstica (CD) no contexto escolar, este artigo apresenta uma análise do processo de implementaçãoactual de uma prática sustentável milenar. No momento em que a compostagem se expande pelas escolas do país, em especial no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tornou-se pertinente observar em profundidade experiências pedagógicas que usam esta metodologia de aproveitamento de resíduos orgânicos como um meio didáctico. Através de uma visão da CD baseada nas vertentes técnica; ambiental; de saúde;pedagógica; social e económica, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três contextos educativos. Comparou-se o nível de desenvolvimento daquelas vertentes em escolas com diferentes graus de experiência em compostagem. A compostagem foi igualmente assumida como um “elo” que completa o ciclo da matéria orgânica, com as componentes-chave - “resíduos” e “fertilização do solo”. Entre outros aspectos, os resultados deste trabalho reforçaram a percepção de que o cruzamento da compostagem doméstica com outros projectos (e.g. hortas pedagógicas e outras práticas tradicionais) potencializa uma prática mais abrangente da educação ambiental.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados