Detalhes do Documento

Formação Contínua em Timor-Leste no contexto do ESG – o Projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores (PFICP)

Autor(es): Oliveira, Ana Luísa ; Pires, Antoninho

Data: 2015

Origem: Indagatio Didactica


Descrição

In this paper, after a brief background on the current challenges in the context of teacher training, in general, in East Timor (TL) and of the (re)qualification of General Secondary Education (ESG) teachers, in particular, we will briefly present the Initial and In-service Teacher Training Project (PFICP), focusing on the work developed within the scope of the ESG. In relation to this, we will present the lines of action that were drawn on the basis of the established objectives and of the diagnosed difficulties, the work developed by the Portuguese teacher trainers of the 14 ESG Curriculum subjects involved in this process, the major gains made, along with the less well achieved aspects. Finally, we will present proposals aiming to continue the work already undertaken, in order to contribute to the sustainability, development and consolidation of the achievements made.

Dans cet article, après une brève contextualisation des défis actuels dans le cadre de la formation continue, en général, au Timor-Oriental (TO) et de la (re) qualification des professeurs de l’Enseignement Secondaire Général (ESG), en particulier, nous présenterons brièvement le Projet de Formation Initiale et Continue d’Enseignants (PFICP), mettant l’accent sur le travail accompli dans le cadre de l’ESG. Concernant celui-ci, nous expliciterons les lignes d’action qui ont été tracées en fonction des objectifs fixés et des difficultés diagnostiquées, le travail effectué par les formateurs portugais de 14 disciplines du curriculum de l’ESG impliqués dans ce processus, les principaux bénéfices obtenus, ainsi que les aspects les moins bien réussis. Enfin, nous présenterons des propositions visant à poursuivre les travaux déjà entrepris dans le but de contribuer au développement durable et à la consolidation des résultats atteints.

Neste artigo, após uma breve contextualização sobre os atuais desafios no âmbito da formação contínua, em geral, em Timor-Leste (TL) e da (re)qualificação dos professores do Ensino Secundário Geral (ESG), em particular, apresentaremos sucintamente o Projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores (PFICP), centrando-nos no trabalho desenvolvido no âmbito do ESG. Em relação a este, serão apresentadas as linhas de ação que foram traçadas em função dos objetivos estabelecidos e das dificuldades diagnosticadas, o trabalho desenvolvido pelos formadores portugueses de 14 disciplinas integrantes do Currículo do ESG envolvidos neste processo, os principais ganhos obtidos, assim como os aspetos menos bem conseguidos. Por fim, apresentar-se-ão propostas que visam a continuidade do trabalho já realizado, por forma a contribuir para a sustentabilidade, o desenvolvimento e a consolidação dos resultados alcançados.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.