Autor(es): Martins, Ana Filipa ; Silva, Luís M. ; Marques, Jorge
Data: 2024
Origem: Revista Turismo & Desenvolvimento
Autor(es): Martins, Ana Filipa ; Silva, Luís M. ; Marques, Jorge
Data: 2024
Origem: Revista Turismo & Desenvolvimento
The main objective of this study was to identify the key hotel attributes that are highly valued by business tourists. Firstly, a literature review was conducted, then the researchers examined a set of characteristics of hotels listed in the National Tourism Register in Portugal to understand how they cater to the needs of business tourism. Additionally, the study investigated guests' evaluations of these hotels using Booking.com ratings and Python programming language. Univariate and multivariate analyses were conducted on relevant variables, and QGIS was used to map the distribution of business hotels in the country. The analysis revealed that a set of attributes, such as superior quality of service, availability of amenities for business travellers (such as workspaces, meeting rooms, and connectivity), and opportunities for leisure and recreation, are frequently associated with business hotels. This research can aid hotel management and investment decisions by providing insight into the most valued attributes of business hotels and how they target this market segment.
O principal objetivo deste estudo consiste em identificar os principais atributos hoteleiros que são mais valorizados pelos turistas de negócios. Em primeiro lugar, foi realizada uma revisão da literatura, seguidamente os investigadores analisaram um conjunto de características dos hotéis inscritos no Registo Nacional do Turismo em Portugal para perceber como respondem às necessidades do turismo de negócios. Além disso, o estudo investigou as avaliações dos hóspedes desses hotéis usando as avaliações da Booking.com e a linguagem de programação Python. Análises univariadas e multivariadas foram realizadas em variáveis relevantes, e a ferramenta QGIS foi usada para mapear a distribuição de hotéis de negócios no território. A análise revelou que um conjunto de atributos, como qualidade superior de serviço, disponibilidade de comodidades para viajantes de negócios (como espaços de trabalho, salas de reunião e conectividade) e oportunidades de lazer e recreio, são frequentemente associados a hotéis de negócios. Este trabalho de investigação contribui para auxiliar na gestão hoteleira e, mais concretamente, nos processos de tomada de decisões de investimento, fornecendo informações sobre os atributos mais valorizados nos hotéis de negócios e que poderão ajudar no posicionamento estratégico junto deste segmento de mercado.