Autor(es): Novo, Ana ; Nobre, Ana ; Simão, João ; Pereira, Pedro
Data: 2018
Origem: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Assunto(s): plágio; ensino superior; boas práticas; Universidade Aberta
Autor(es): Novo, Ana ; Nobre, Ana ; Simão, João ; Pereira, Pedro
Data: 2018
Origem: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Assunto(s): plágio; ensino superior; boas práticas; Universidade Aberta
O plágio tem assumido crescente relevância no ensino superior, sendo responsabilidade de todos contribuir para a integridade e originalidade dos trabalhos académicos. A prevenção deste tipo de fraude faz-se educando e formando o estudante, alertando-o para a necessidade de existir um comportamento ético e responsável.O “Grupo de Trabalho para a promoção da originalidade nos trabalhos académicos na Universidade Aberta” discute as temáticas da integridade e honestidade dos trabalhos académicos e realiza atividades neste contexto, essenciais no regime de ensino a distância e eLearning da Universidade Aberta (UAb).O presente trabalho pretende ilustrar o percurso do primeiro ano deste grupo e discuti-lo no âmbito das boas práticas que acontecem no ensino superior, destacando cinco atividades: ação de formação para docentes sobre o software de deteção de plágio utilizado na UAb; inquérito aos docentes da UAb sobre a perceção acerca do plágio; elaboração de relatório fundamentando o uso de um software de deteção de plágio; inquérito aos estudantes da UAb sobre as perceções acerca do plágio.O culminar destas atividades resultou na organização do Colóquio Ibérico “Plágio no Ensino Superior”, onde foram apresentados alguns dos resultados mais recentes da investigação efetuada em três universidades portuguesas e uma espanhola.