Autor(es):
Duarte, Sara ; Teixeira, Mónica Alexandra ; Almeida, Cristiana Dias de
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/14130
Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Assunto(s): SERVIÇO SOCIAL; INTERVENÇÃO SOCIAL; INCLUSÃO SOCIAL; DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA; AUTONOMIA PESSOAL; SOCIAL WORK; SOCIAL INTERVENTION; SIGNIFICANT DISABILITY; SOCIAL INCLUSION; PERSONAL AUTONOMY; ACTIVITIES OF DAILY LIVING
Descrição
O modelo concetual deficiência apoia-se na expressão de limitações do funcionamento individual de uma pessoa perante um contexto social, representando claramente uma desvantagem para o próprio sujeito. A importância da inclusão social e o fomento da autonomia das pessoas com deficiência intelectual são dois aspetos cruciais na intervenção e, simultaneamente, apresentam-se concetualmente interligados. Esta sinergia permite compreender a ligação entre ambos e a importância que cada um representa na vida das pessoas com deficiência intelectual. Deste modo, genericamente a inclusão confere a noção de pertença, igualdade e responsabilidade perante os restantes elementos e, por seu turno, a autonomia confere a uma liberdade de escolha e a satisfação de um desejo pessoal. Este trabalho de exploração concetual tem como objetivo central salientar a importância da existência de intervenção integrada ao nível da manutenção e treino das atividades de vida diária e suas constituintes em pessoas com deficiência intelectual. Conclui-se que a concretização da superação das dificuldades dos indivíduos com deficiência intelectual integra o envolvimento individual apoiado pelas suas redes pessoais e pela mobilização da sociedade.