Author(s):
Firmino, Cristiana ; Frade, Fátima ; Moutinho, Lídia ; Valentim, Olga ; Antunes, A. Vanessa ; Longo, João
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/14558
Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona
Subject(s): EDUCAÇÃO; ENSINO DA ENFERMAGEM; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; EDUCATION; NURSING TEACHING; PODCASTING; TEACHING-LEARNING PROCESS
Description
Hoje, os estudantes de enfermagem estão mais acérrimos do mundo digital e necessitam de ferramentas que os cativem para o desenvolvimento de competências, tanto na academia, como na prática clínica. A inclusão de um podcast pode ser uma nova perspetiva para a potencialização do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é mapear as evidências sobre a utilização de um podcast como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em enfermagem. Esta revisão, sob o ponto de vista metodológico, seguiu o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping reviews e está registada no Open Science Framework. Doze estudos foram incluídos nesta revisão, tendo em conta o título, resumo, texto completo e critérios de inclusão. Os resultados mostram que o podcast é considerado uma ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem na área da saúde, pela possibilidade ilimitada de reprodutibilidade, facilmente acedida a partir de um telemóvel em qualquer sítio ou hora. E porque permite ser utilizado tanto pelos discentes como pelos docentes, é uma ferramenta benéfica, facilitadora e dinamizadora como material de apoio, com possibilidade de ser utilizada em diversos conteúdos no curso de licenciatura em enfermagem.