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CLIL e recursos hipersensoriais personalizados: simbiose perfeita de ensino e aprendizagem de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Figueiredo, Maria Virgínia Pereira de

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/20371

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): CLIL; Metodologia; Conteúdo; Linguagem Integração Aprendizagem; Aquisição; Recursos; Lexical Chunks; Ensino Básico; Ensino Inclusivo; Contexto; Comunicação; Cognição; Cultura; Colaboração; Família; Sociedade; Methodology; Content; Language; Integration; Learning; Acquisition; Resources; Primary Education; Inclusive Learning; Context; Communication; Cognition; Culture; Collaboration; Family; Society; Integração; Aprendizagem


Descrição

O presente estudo, realizado em contexto de estágio integrado do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, é o resultado da observação de aulas de Inglês do 1.º CEB e de aulas lecionadas na Prática de Ensino Supervisionada (PES), surgindo da inevitabilidade de querer compreender de que forma o conhecimento, saberes e experiências dos alunos, adquiridos em contexto escolar, bem como aqueles adquiridos no contexto familiar, social e cultural são integrados e conjugados no ensino e aprendizagem de Inglês como disciplina obrigatória do 1.º CEB. Desta forma, foram definidos três fatores a ter em consideração para este estudo com contornos de investigação-ação: a Metodologia, os Recursos usados durante a Prática de Ensino Supervisionada e o Grupo-Turma. Da pesquisa e análise documental efetuadas para este estudo resultou a adoção da Metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) –, a qual segue a recomendação do Ministério da Educação e Ciência e está em linha com as recomendações da União Europeia (UE) e do Conselho da Europa (CE), que recomendam ainda vivamente a utilização de estratégias que favoreçam a utilização da língua em contexto, tais como o designado CLIL, que consiste no estudo integrado de uma língua estrangeira com conteúdos de outras disciplinas. A metodologia CLIL oferece aos alunos a oportunidade de usarem uma Língua Estrangeira (LE) num contexto natural (Cruz et al., 2019, p.150). Aliada à escolha da Metodologia CLIL e, também, com base em pesquisas documentais, observação direta, notas de campo e consulta ao Grupo-Turma, foi efetuada uma seleção e elaboração de Recursos feitos à medida do Grupo-Turma. O trabalho desenvolvido ao longo desta PES teve em consideração o facto de que cada aluno é um indivíduo e visou sempre uma atuação em concordância com o que está definido no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins et al., 2017), cujo o objetivo não é tentar uniformizar, mas sim atuar em conformidade com o quadro de referência criado, que pressuponha a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio, a inserção familiar e comunitária e a participação na sociedade que nos rodeia. Os principais resultados obtidos tendem a mostrar que a Metodologia CLIL é integradora, abrangente e inclusiva e que a seleção de recursos variados e hipersensoriais utilizados nas diversas atividades motivam os alunos e fomentam o seu interesse, participação e criatividade na aprendizagem, aquisição e construção das novas aprendizagens da Língua Estrangeira, que no caso desta PES é a Língua Inglesa. A construção de novas aprendizagens sobre os conhecimentos que os alunos já possuem – scaffolding – e a inclusão da diversidade dos contextos dos alunos, na Metodologia CLIL funcionam como uma mais-valia e são o elo de ligação com as novas aprendizagens na aquisição de uma nova língua. O projeto CLIL, que não é muito comum nas escolas, mas que é um dos projetos da Escola onde se desenrolou esta PES, prova que “while translanguaging work in schools is still in its infancy and is sometimes even contested in bi/multilingual education programmes, we are beginning to see that all children are capable of competence in additional languages” (Ching & Lin, 2019, p.104), como pudemos verificar pela recetividade dos alunos à Metodologia CLIL adotada na planificação e consecução dos objetivos a que nos propusemos.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) REPOSITÓRIO P.PORTO; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
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