Autor(es):
Santos, Inês Costa
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/21623
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Internacionalização; Conservas; Peixe; Emirados Árabes Unidos; Internationalization; Canned food; Fish; United Arab Emirates
Descrição
O processo de internacionalização tornou-se inevitável com a globalização e a maior integração das diversas economias. O acesso a mercados externos permite encontrar novas oportunidades de negócio, todavia exige uma maior capacidade de resposta das empresas. A internacionalização das empresas, principalmente das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), tem um papel importante no desenvolvimento económico de qualquer país, e quando implementado com sucesso, tende a proporcionar grandes níveis de prosperidade económica e social, a exemplo do Japão e da Alemanha. A indústria conserveira é das mais antigas em Portugal, tem empresas em actividade com mais de 160 anos de existência e, desde a sua oriegm, orientadas para a exportação. Atualmente, laboram 22 empresas de conservas de peixe, 18 no Continente e 4 na Região Autónoma dos Açores, demonstrando uma enorme resiliência às alterações dos mercados internacionais, (ANICP, 2020). O presente relatório visa descrever o meu estágio curricular realizado na Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, que se focou, quase exclusivamente, na temática da internacionalização. O estágio teve como objetivo o auxilio nas tarefas de secretariado, marketing e conteúdo digital e, principalmente, estudar as oportunidades e desafios da expansão internacional das conservas de peixe para o mercado dos Emirados Árabes Unidos. Assim, este relatório tem uma dupla vertente, descrever as tarefas realizadas ao longo do meu estágio, mas inclui também as componentes conceptuais e técnicas do estudo de internacionalização realizado, no âmbito de uma pesquisa analítica, para avaliar as potencialidades e enunciar os desafios que se colocam às empresas do sector, na abordagem ao mercado dos Emirados Árabes Unidos. O objetivo serve que a informação tratada permita aos industriais de conservas de peixe definir uma estratégia bem-sucedida na abordagem àquele exigente mercado do Médio Oriente.