Author(s):
Silva, Bruna ; Martins, Dora ; Gomes, Jorge ; Batista, Beatriz
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/23325
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Trabalho remoto; Gestão em ambientes de incerteza; Gestão de recursos humanos; Pandemia Covid-19
Description
O trabalho remoto não é um fenómeno recente. A sua existência remonta à década de 70 do século XX, sendo visto como uma possível resposta à crise do petróleo que abalou os Estados Unidos da América (EUA). Esta modalidade de trabalho permitia que uma em cada sete pessoas trabalhasse a partir de casa, reduzindo substancialmente a necessidade de importar petróleo (Costa, 2007; Tavares, 2017). O trabalho remoto representa um esquema de trabalho flexível que permite aos colaboradores usar as tecnologias de informação em seu proveito para criar um local de trabalho alternativo ao ambiente de escritório tradicional, permitindo trabalhar a partir de qualquer lugar (Nilles, 1994; Nogueira & Patini, 2012; Balabanova & Balabanov, 2020; Park & Cho, 2020). O surgimento da Covid-19, em finais de 2019, na China, foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como pandemia em 11 de março de 2020, levou inúmeras organizações a optar pelo trabalho remoto, o que demandou uma resposta imediata e eficiente por parte da gestão de recursos humanos (GRH).