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O Impacto da Responsabilidade Social Empresarial na Qualidade do Relato Financeiro: uma análise às empresas do PSI-Geral

Autor(es): Ferreira, Diana Patrícia Alves

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/23356

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Responsabilidade social empresarial; Qualidade do relato financeiro; Persistência dos resultados; Índice divulgação; Relatórios de sustentabilidade; PSI-Geral; Corporate social responsibility; Sustainability reporting; PSI geral; Quality of financial reporting; Disclosure index; Earnings persistence


Descrição

O estudo da relação entre a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a qualidade do relato financeiro, tem sido objeto de muita investigação num contexto anglo- -saxónico. No entanto, no contexto europeu, não tem sido suficientemente debatido. Por um lado, as evidências sugerem que a RSE pode melhorar a reputação, marca e a confiança das empresas, atraindo novos clientes e empregados e, por conseguinte, aumentar a rentabilidade e valor da empresa. Por outro, a literatura aponta que a relação negativa entre a divulgação de sustentabilidade e a gestão dos resultados pode ser justificada para encobrir práticas menos apropriadas dos gestores, de forma a defenderem os seus interesses. A principal motivação deste estudo é sustentada na dicotomia documentada na literatura acima, analisando a relação entre a divulgação de RSE e a qualidade do relato financeiro, através da persistência dos resultados. Para esta análise considerou-se uma amostra de 34 empresas portuguesas pertencentes ao indicador PSI-Geral, no período compreendido entre 2010 e 2021. Posto isto, desenvolveram-se três hipóteses de investigação assentes no estudo de Dichev e Thang (2009) e Pereira et al. (2023), respondidas através da estimação de regressões para dados em painel. Os resultados obtidos sugerem que, de modo geral, as empresas portuguesas do PSI-Geral apresentam resultados persistentes. No entanto, existe uma reduzida divulgação de práticas de RSE por parte das mesmas, mas que mesmo assim se revela positivamente associada à persistência de resultados. Relativamente à divulgação, a evidência empírica recolhida neste trabalho mostra que as empresas tendem a divulgar mais informação a nível ambiental do que social. Este estudo contribui teoricamente para a literatura ao abordar temas bastante pertinentes como a RSE e a qualidade do relato financeiro. Contribui igualmente para a expansão, a nível prático, uma vez que estuda a dimensão ambiental como também a social e a sua relação com a persistência dos resultados, havendo poucos estudos neste campo, em Portugal.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) REPOSITÓRIO P.PORTO; Pereira, Cláudia Maria Ferreira; Queirós, Mário Joel Matos Veiga de Oliveira
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