Document details

Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superior

Author(s): Duarte, Marina ; Farinha, Carla Sofia ; Caeiro, Sandra ; Reis, Margarida Santos ; Simão, João ; Rigueiro, Constança ; Galacho, Cristina ; Câmara, Patrícia ; Pedro, Josélia ; Dinis, Maria Alzira Pimenta ; Araújo, Marisa Almeida ; Vieira da Silva, Manuela

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/25221

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Agenda 2030; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Ensino e curricula; Sustentabilidade; Ensino superior; Educação para o desenvolvimento sustentável


Description

Reconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidade

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) REPOSITÓRIO P.PORTO
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents